Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

ⓕⓓ Será que o futuro está escondido, mas observável, em padrões já perfeitamente visíveis hoje?

+3 votos
perguntado 2 semanas atrás em Filosofia por Flávio Dias

4 Respostas

+1 voto
respondido 2 semanas atrás por [ alves ]
Em alguns casos ele é previsível.
+1 voto
respondido 2 semanas atrás por Gato Trump
Usando o exemplo de cara ou coroa...
Existem 3 resultados possíveis: cara, coroa e lado da moeda.
É possível prever que em aproximadamente metade das vezes cairá coroa e aproximadamente metade das vezes cairá cara para um número de lançamentos que tenda ao infinito, e uma parcela desprezível de vezes caíra o lado da moeda. Isso é o que podemos prever do futuro, a tendência de um sistema chegar num estado e no outro.
Então a tendência do futuro é previsível. O sol tende a nascer amanhã, a Terra a girar, os objetos a caírem. O problema é transformar essa tendência em exatidão.
Existem erros, chamados de aleatórios, que são imprevisíveis. Tentar formular eles é uma tarefa impossível. Se você quisesse prever que no próximo lançamento da moeda irá cair um resultado tal, teria que considerar inúmeros fatores: temperatura do ar, impulso, pressão atmosférica, dissipações de energia... e ainda tornar os erros na medida dessas grandezas iguais a zero para que a exatidão dessas medidas seja de 100%. Inalcançável na prática.
0 votos
respondido 2 semanas atrás por Phill
Não... pq é o caos que governa tudo... já ouviu falar na teoria do caos? pois é...
0 votos
respondido 2 semanas atrás por Amy Wong
Não tenho nada a dizer a este respeito...
Mas isso me lembrou a fala de ex-professor, que sempre repetia em sala de aula: "quem acha que sabe o que vai acontecer é porque não está entendendo nada".
Image and video hosting by TinyPic
...