Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Já que as provas foram adiadas, me ajudem nos meus estudos em economia. Bancos:

+1 voto
perguntado 1 mês atrás em Sociedade e Política por Mauro(Ausente)
Me digam se minhas afirmações está certa ou errada, e se tiver errada, me corrija (é meu estudo paralelo, afirmações que subentendi lendo textos, e como foi subintendido, não sei se procede).

A- A política monetária é liderada pelo Ministério da Fazenda.

B- O Banco Central é o executor das decisões da política monetária, auxiliando na política monetária e na política cambial.

C- Reversa Compulsória retira dinheiro dos bancos comerciais, que quando precisam de empréstimos, o Banco Central utiliza deste dinheiro para emprestar, através do Redesconto Bancário. Em caso de falência, o
BC não ajuda a quitar as obrigações.

D- BC utiliza de Reserva Compulsória e vendas de títulos federais públicos para retirar dinheiro da economia, fazendo a manutenção da Inflação e da Moeda. Somente bancos podem comprar títulos federais público vendidos pelos bancos.
 
E- A Caixa tem teor "social". Quando fazem poupança com este banco, a Caixa utiliza do dinheiro para projetos como "Minha Casa, minha Vida" e "Bolsa Família". Além de FGTS, aposentadoria, e fazer micro-empréstimos para pessoas físicas, e para MEI, etc. Não conseguindo fazer transações financeiras como em bancos comerciais.

1 Resposta

0 votos
respondido 1 mês atrás por Allan!
 
Melhor resposta
Não acho que são informações incorretas, só que me parece que a questão da política monetária há um embrião maior com o Banco Central, entretanto o nosso Bacen não é independente por isso fica vulnerável a pressões do Executivo, o Ministério da Fezanda me parece muito mais focado na política fiscal, tente entrar nos aspectos jurídicos dessas duas instituições e seus impactos macroeconômicos.

  Uma dica que eu sigo: Quando estiver lendo um texto acadêmico, escreva em um papel a ideia central dele em destaque, depois puxa setas mostrando como um fato liga o outro. Eu lembro lembro que eu fazia isso nas partes teóricas da Economia, no primeiro e no segundo semestre quando tive “Fundamentos de Microeconomia” e “Fundamentos de Macroeconomia”. E estou usando até hoje na disciplina de “Macroeconomia”, eu faço muito isso estou estudando por exemplo o FMI (Fundo Monetário Internacional).

  E que sorte que as suas provas foram canceladas, porque eu tive que ir fazer prova hoje.
:(
Image and video hosting by TinyPic
...