Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

O que você pensa da teologia dos dois reinos?

+2 votos
perguntado 1 mês atrás em Gospel por Anuro Verde
De que o reinado de Cristo é espiritual e que igreja e estado são dois reinos distintos?
E por serem distintos devem se manter separados com a igreja com seus deveres espirituais e o estado com seus deveres seculares de combater o crime e zelar pela justiça, você pensa que isto é correto ou falso?
Religião e estado devem mesmo andar separados?

1 Resposta

+1 voto
respondido 1 mês atrás por Amy Wong
Penso, muito modestamente, que esta construção filosófica de Lutero é uma acrobacia intelectual criada a partir de uma re-interpretação radical do texto de Paulo em Romanos 8, que fala da distinção entre corpo e espírito:

5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

Em parte, a pretensão de Lutero era distanciar-se da visão católica que então prevalecia, conhecida como a "doutrina das duas espadas", proferida pelo papa Bonifácio VIII na bula papal "Unam Sanctam", no início do século XIV. Segundo o fofíssimo Bonifácio, havia um único reino, representado pela Igreja Católica (claro), com duas espadas, sendo que a espada temporal está sob controle do estado... Sob esta ótica, o estado está abaixo do poder da igreja.

Essas doutrinas, na minha modesta opinião, são pirotecnias tipicas de portadores do cartão de fidelidade da Mayonnaise Airlines, categoria Diamond Plus Plus Plus.
Image and video hosting by TinyPic
...