Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Porque As Páginas Dos Livros Ficam Amareladas?

+3 votos

2 Respostas

+1 voto
respondido 3 meses atrás por ☘ Itɑℓℓƴ ᶤᶰ ᵛᵉᶰᶤᶜᵉ
 
Melhor resposta
Boa Tarde, Sol ♥

Pesquisei...

O papel é feito da madeira, que é composto principalmente de celulose branca. A madeira também tem uma substância escura chamada lignina em grande quantidade, que acaba indo para o papel junto com a celulose. A exposição da lignina ao ar e à luz do sol é o que faz o papel ficar amarelo.
A lignina faz a madeira ficar forte e as árvores ficarem em pé. É possível dizer que ela age como uma cola para juntar as fibras de celulose. É um polímero, uma substância formada pela união de moléculas mais simples em moléculas gigantes que agem de maneira diferente das moléculas menores. O Dr. Hou-Min Chang, professor de ciências de papel e madeira na Universidade da Carolina do Norte em Raleigh, N.C., compara a lignina ao concreto usado em construções e a celulose à estrutura de aço. Chang diz que, sem a lignina, uma árvore cresceria somente uns 2 metros. A lignina também ajuda a proteger a madeira contra pestes e outros problemas.

A impressão, que também deve ser feita da maneira mais econômica possível, tem mais lignina que os papéis mais finos. Na fábrica, a madeira que será transformada no papel de imprensa é moída com a lignina e tudo mais.

Os fabricantes de papel usam os benefícios da lignina em alguns tipos de papel. O papel pardo é usado em sacos de pão e o papelão é mais firme e forte porque eles têm mais lignina, isto porque esses tipos de papel não são tratados com produtos químicos branqueadores. Não importa quão escuro eles são, pois a impressão é limitada.

Para fazer um papel branco fino, a fábrica coloca a madeira em um processo com solvente químico que separa e descarta a lignina. A celulose é branca e o papel feito dela será branco e demorará para ficar amarelo.

A lignina conseqüentemente deixa o papel amarelo por causa da oxidação. Isto é, as moléculas da lignina, quando expostas ao oxigênio do ar, começam a mudar e ficar menos estáveis. A lignina absorve mais luz, fazendo a cor escura desaparecer. Chang comenta que se o papel de impressão for guardado completamente longe da luz solar e do ar, ele permanecerá branco. Porém, depois de algumas poucas horas de luz solar e oxigênio, começa a mudar de cor.

Fonte(s):
Departamento de Ciência de Papel e Madeira da Universidade da Carolina do Norte
Sobre papel alcalino
Instituto de Lignina
Enciclopédia Britânica sobre lignina
Bowater Corp - maior fabricante de papel de impressão dos Estados Unidos

Beijos!

0 votos
respondido 3 meses atrás por Nº 17
Porque são brancas
Image and video hosting by TinyPic
...