Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Você acha que a Venezuela vai invadir a Guiana mesmo?

+3 votos
perguntado 2 semanas atrás em Sociedade e Política por SONaldo
Torço para que invada que vai se estrepar bonito, imagina a resposta do EUA e Reino Unido e até mesmo o Brasil

7 Respostas

+1 voto
respondido 2 semanas atrás por Allan!
 
Melhor resposta
Existe um cálculo que todos os Estados fazem antes de ir à guerra, é o cálculo realista da guerra, um Estado que se pressupõem que seja racional só entra em conflito armado caso o bônus da vitória seja superior ao ônus da guerra.... Adptado ao contexto venezuelano, será que a Venezuela caso logre uma vitória militar em Esequibo compensaria embargo de petróleo? Na minha opinião a resposta é não!

 É claro, líderes autoritários buscam em conflitos armados distrações da população local, o Putin faz isso! Mas se o Putin invadisse invadisse a Ucrânia ele correria um risco de se formar uma coalizão internacional contra a Rússia como seria no caso da Venezuela? Eu acho que não....

  Maduro vai criar tensões geopolíticas, expulsar diplomatas, mas invadir a Guiana só se o regime estiver ao ponto de cair, levando ao pânico generais, obviamente nesse cenário uma coalizão internacional se formaria para deter a Venezuela, como diz a Carta das Nações Unidas! E se a China e a Rússia vetar? Pode ocorrer, mas o Ocidente certamente intervirá de qualquer maneira....

 E o Brasil como potência regional teria de se posicionar, e não adotar uma diplomacia acovardada.

  Eu diria que a guerra não está fadada! Mas a possibilidade existe, dado o contexto venezuelano, por isso a comunidade internacional deve tomar medidas preditivas, e não apenas aguardar o pior.
+1 voto
respondido 2 semanas atrás por Lew
Já pensou todos nós reservistas temos que nos apresentar no quartel num guerra contra a Venezuela kkkkk
+1 voto
respondido 2 semanas atrás por Off por um tempo
Não vão justamente por isso q vc disse, vai ter resposta de outros países caso isso aconteça.
+2 votos
respondido 2 semanas atrás por Amy Wong
Penso que sim... A Venezuela, mais cedo ou mais tarde, invadirá o Território Essequibo e reivindicará soberania à força.

É um padrão das ditaduras tragicômicas e paspalhonas quando seu discurso se esgota: recorre-se a uma farsa militar para "unir a nação em torno de um ideal"... De preferência, alguma antiga aspiração nacionalista "ameaçada" por forças externas.

A ditadura argentina pensou nisso quando chegou aos seus extertores e invadiu as Malvinas... Sempre que Putin se enrola na economia ele arranja uma treta territorial com chechenos, georgianos ou ucranianos... A Turquia encampa massacres nos territórios curdos sempre que seu presidente está em busca de apoio popular para alguma de suas maluquices.

A curto ou médio prazo teremos a invasão de Essequibo pela Venezuela e a pronta resposta britânica. É questão de tempo.
+1 voto
respondido 2 semanas atrás por Revortado
Torço pela Venezuela .....
Esséquibo é Venezuelano ......


Tendeu ?
0 votos
respondido 2 semanas atrás por [ alves ]
Não acredito em tal atrevimento.
0 votos
respondido 2 semanas atrás por CREEM ITAÚBA #H
espero que não
Image and video hosting by TinyPic
...