Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Na sua opinião, a África sofre imperialismo da China?

+3 votos
perguntado 8 meses atrás em Sociedade e Política por Allan!
A China é uma potência imperialista! Só que diferente do imperialismo europeu, o imperialismo chinês é mais sútil, me lembra mais o imperialismo dos Estados Unidos sobre a América Latina.

  E um detalhe importante, o Brasil também tem interesses vitais na África, a Odebrecht é conhecida como Embaixada do Brasil em Angola, ou seja, em um futuro o nosso país pode ser acusado pelos africanos de ser uma potência extra-regional com viés imperialista.

  Nessa página da embaixada angolana, se fala um pouco sobre relações de países como Brasil e China no país. É bem interessante!

http://www.embangola.at/dados.php?ref=rela%E7%F5es-internacionais

2 Respostas

+1 voto
respondido 8 meses atrás por Amy Wong
 
Melhor resposta
O imperialismo chinês é estritamente financeiro: sem poder militar, sem "soft power" e sem mecanismos de cooperação conjunta.... É só grana em investimento direto, compra de terras produtivas, contratos comerciais sem privilégios e empréstimos a juros de mercado.

Não penso que seja um imperialismo "sutil"... A única coisa que o imperialismo chinês tem de pouco agressivo na África é o fato de que não faz ocupações militares à força nem anexações de território ... Isso os chineses só fazem na Ásia, por enquanto.
+1 voto
respondido 8 meses atrás por Revortado
Pelo Menos não tem a Escravidão Escancarada, né ..... ?


Tendeu ?
Image and video hosting by TinyPic
...