Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

México ou Ucrânia? Qual deles está mais atrelado ao seu vizinho gigante?

+4 votos
perguntado 8 meses atrás em Sociedade e Política por Allan!
México e Ucrânia no cenário global se relacionam com outros países sobre a sombra de vizinhos poderosos. Agora algo é fato, a Ucrânia é muito mais importante para a Rússia do que o México é para os Estados Unidos.

México e Estados Unidos:
   Geografia é destino, e o México tem como vizinho a potência hegemônica do sistema. A dependência mexicana em relação ao seu vizinho do norte é principalmente econômica, o comércio internacional tem grande peso no PIB mexicano, e os EUA são os maiores importadores de produtos mexicanos no âmbito do NAFTA. Comércio, imigração e segurança marcam essas relações bilaterais.


- Ucrânia e Rússia:
  A Rússia imperialista sempre esteve presente na história ucraniana, o país passou décadas sob domínio de Moscou, e nos dias atuais a Rússia se faz presente através de forças militares em território ucraniano. Os dois países mantêm disputas comerciais em torno do gás, disputas territoriais em torno da Criméia, e se enfrentam no leste da Ucrânia. Após a queda de Yanukovytch, Moscou tenta de todas as formas manter o país em sua zona de influência.

7 Respostas

+3 votos
respondido 8 meses atrás por Amy Wong
 
Melhor resposta
Penso que não há correlação possível entre as situações do México e da Ucrânia e sua proximidade com seus vizinhos superpotentes... As histórias são completamente diferentes...

O México sempre foi, de fato, uma civilização única: grupos astecas dominavam o território, tinham leis escritas, sua própria matemática, sua própria arte, uma culinária genuína, uma religião sui generis e rituais civis próprios... Nós, brasileiro, nos julgamos "descobertos" pelos portugueses (afinal, nossos nativos ainda estavam na pré-história), mas os mexicanos, ao contrário, julgam-se "invadidos" ou "conquistados" pelos espanhóis. A história do México é contada pelos mexicanos como a história de uma civilização multi-milenar que foi dominada por estrangeiros ao longo de 300 anos, entre 1521 e 1820... É este país único de identidade única que faz fronteira com uma superpotência "artificial", no sentido de que foi colonizada por europeus que exterminaram os nativos locais e que chegaram lá depois (bem depois) que os mexicanos foram "conquistados", ou "invadidos"...

A Ucrânia, diferentemente, é um estado "artificial"... Nunca existiu uma "Ucrânia" independente de verdade até antes de 1991... Os ucranianos sempre estiveram amalgamados com russos, poloneses, austro-húngaros, cossacos, lituanos e com outros eslavos em geral... Os ucranianos têm um idioma próprio, é fato, mas a cultura, a arte, a religião, a culinária e os modos em geral são todos compartilhados, herdados ou combinados com os vizinhos. Os sentimentos nacionais dos ucranianos foram forjados pela aspiração de autodeterminação territorial, o que é legítimo, mas é forçoso reconhecer que grande parte do território reclamado pela Ucrânia foi dado (repetindo: DADO!!!) pela URSS para os ucranianos... A maior parte do território ucraniano atual foi simplesmente arrancado da Polônia pela URSS e entregue "de graça" à Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial... E a Crimeia, que nunca foi ucraniana, foi simplesmente DADA por Khrushchev em 1954 à República Soviética da Ucrânia como um "presente", nada mais que isso (diz a lenda que Khrushchev concedeu a soberania da Crimeia aos ucranianos em meio a um porre homérico).

Resumindo meu ponto de vista...

O México é um civilização "real" e uma nação "de verdade" que PERDEU (repetindo: PERDEU) território para uma superpotência vizinha "fictícia" (porque composta por gente que nunca esteve lá durante os milênios em que o México já existia)... E a Ucrânia é o contrário: um estado "fictício" que GANHOU (repetindo: GANHOU) território entregue de bandeja por uma superpotência vizinha "real" (e que compartilha com eles a etnia, a religião, grande parte do alfabeto, da cultura, da culinária, etc.). Não há comparação possível.
+2 votos
respondido 8 meses atrás por Revortado
A História de Ambos Países são muito Parecidas .....
Ambos perderam Territórios para seus Vizinhos Poderosos .....

Tendeu ?


A Ucrânia optou por aproximar-se da Europa ....
Daí o Revide da Rússia .....

Tendeu ?
comentado 8 meses atrás por Allan!
Um dos princípios do equilíbrio de poder é que uma potência não pode intervir na zona de influência da outra. Trazendo para um caso real, a Guerra Fria, as disputas entre EUA e URSS deveriam estar contidas a países "neutros" como Angola, no momento que a URSS violou esse princípio e cooptou um país no quintal americano (Cuba) as potências quase foram a guerra.

  Obama violou esse equilíbrio ao apoiar a queda do governo pró-Rússia na Ucrânia, agora estaria Putin a fazer o mesmo no México?
https://g1.globo.com/mundo/noticia/ha-indicios-de-envolvimento-russo-na-eleicao-do-mexico-diz-assessor-da-casa-branca.ghtml
comentado 8 meses atrás por Revortado
Melhor que ir às Vias de Fato, pegar nas Armas .....


Na Guerra e no Amor ....
Vale Tudo ...
Até Jogo Sujo ....
Principalmente sabotar Eleições .....


Tendeu ?
comentado 8 meses atrás por Revortado
Legal ......

Não deixa de ser Jogo Sujo ....
Tem Gente apelando ....
Querendo que uma Guerra estoure .....

Tendeu ?


Como os EUA vai reagir com um Presidente Instável Emocionalmente .... ?


Tendeu ?
+2 votos
respondido 8 meses atrás por leocadiovilarisson
véi, enquanto a Russia quer anexar a Ucrânia novamente ou parte dela, os USA querem até construir um muro pra se afastar do México, pois querem distancia do povo mexicano, devem ter vergonha dos mexicanos assim como o Brasil tem vergonha de paraguaios e bolivianos
FATO!!
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/02/1855508-eua-defendem-sancoes-a-russia-ate-que-crimeia-seja-devolvida-a-ucrania.shtml
dureza véi
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abrs Alan!!
Gaqloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/parte-do-muro-que-separa-os-eua-do-mexico-ja-existe-ha-duas-decadas-3lf4cek26ehz6k9dvbv1vjr4c
+2 votos
respondido 8 meses atrás por Nº17
Acredito que o México tem relacionamento mais instável
+3 votos
respondido 8 meses atrás por Peregrino
Só queria fazer uma constatação sobre ambos os países terem perdido territórios para seus vizinhos poderosos: o México perdeu metade de seu território 20 anos após sua independência, no entanto era um território pouco habitado e com a exceção do Texas, acho pouco provável que faria muita diferença. Os EUA indenizaram o México por estes territórios e assumiram a dívida de guerra deles.

Na história da Rússia, eles tomaram o território que hoje fica São Petesburgo da Suécia, a Carélia da Finlândia e a cidade alemã de Kōnigsberg que é atualmente o enclave de Kaliningrado. Isto sem falar das ilhas Curilas que até hoje o Japão reivindica a devolução. Os russos nunca indenizaram ninguém por nada...

Eu acho a situação da Ucrânia pior. Os EUA pode ter seus defeitos, mas é uma democracia plena e têm um Congresso que limita as ações do Presidente. Tirando o período Theodore Roosevelt, eles não tiraram mais território de ninguém.

Abraço.
+3 votos
respondido 8 meses atrás por Loser #51
Ucrânia apesar de histórias parecidas, eles ainda tem territórios que a Rússia e Ucrânia disputam como a Crimeia, já com México e EUA isso não acontece mais, ao contrário até muro querem colocar
+2 votos
respondido 8 meses atrás por ДІЏІИІЖ
México sem dúvida.

Os ucranianos não atravessam a fronteira ilegalmente pra trabalhar na Rússia! Ao contrário, com a adesão a UE eles pretendem migrar para os países mais desenvolvidos do bloco como fazem os romenos aos montes fugindo da decadência da Romania (Romênia em portugal).


A Cidade urbanizada é mexicana e o deserto é nos USA. Foto mostra a dependência do México em relação aos USA.

Image and video hosting by TinyPic
...