Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Vocês acham que um dia teremos uma reforma do Conselho de Segurança da ONU?

+1 voto
perguntado 3 dias atrás em Sociedade e Política por Allan!
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 5 membros permanentes com poder de veto, eles são os vencedores da segunda guerra (Eua, Rússia, China, França e Reino Unido). O conselho é pouco democrático, é hierárquico, e não conta com membros da África, América Latina e Oceania.

  Com o objetivo de prezar pela paz e segurança internacional os países se dividem sobre a reforma, existem as potências reformistas como Alemanha, Brasil, Japão e Índia que querem para si cadeiras permanentes. E existem as potências do status quo, como EUA e China (se depender de Pequim o Japão nunca entrará no Conselho, eles são rivais políticos!).

  O Brasil almeja também tornar o português uma língua oficial da ONU (injusto a língua mais falada no hemisfério sul não ser oficial na ONU). Mas se o Brasil entrar, o Canadá não vai querer? E os países latinos não irão temer uma hegemonia brasileira?

  A questão é complexa! Este é o Conselho de Segurança da ONU, órgão com capacidade de declarar inclusive intervenção militar em países que desrespeitem suas ordens!

3 Respostas

+1 voto
respondido 3 dias atrás por Brian Battler
Acho que um dia
teremos uma reforma do
conselho de segurança da
ONU sim
+1 voto
respondido 3 dias atrás por Revortado
Não tem que ter a Bomba Atômica para entrar no Seleto Clube da Segurança ..... ?

Argentina já falou que vai remar Contra o Brasil ......

Paquistão Odeia a Índia ....


Tendeu ?
+1 voto
respondido 3 dias atrás por Carlos Eduardo ✔
Sim, mas vai demorar.
Image and video hosting by TinyPic
...