Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

A onipotência divina implica em poder fazer coisas que violam as leis da lógica?

+2 votos
perguntado 1 semana atrás em Gospel por Anuro Verde
Ou mesmo Deus é forçado a seguir a lógica?Deus pode fazer círculos quadrados?Ou algo que viole a lei da não contradição e do terceiro excluído?

3 Respostas

+1 voto
respondido 1 semana atrás por Gez Apollo
Lógica é uma criação humana para entender um pouco a imensidão da criação divina, Deus criou tudo todas as Leis precisas, como da gravidade, cliclos da vida, metabolismo e tanta outras coisas tudo isso que falei agora a anos atras os humanos não tinham conhecimento a 2 mil anos atras nós não conheciamos a "lógica" que conhecemos hoje e ainda tem muito que ainda não sabemos.

Essa sua indagação é como querer fazer um furinho na areia(nosso entendimento e logica e leis) e querer colocar  todo o Oceano imenso e profundo infinito(Deus que criou todas as leis muito mais complexas que provavelmente só sabemos só um por cento) nesse furinho que voce fez na areia.
+1 voto
respondido 1 semana atrás por Revortado
Até Deus deve seguir a Lógica .....

Não existe Círculo Quadrado ....
Nem Aqui nem em Nenhum Lugar do Mundo ......

Não se trata de ser Onipotente neste Sentido .....
De Contrariar as Leis da Natureza .....

Deus tem que soar em Harmonia com as Leis Cósmicas .....


Tendeu ?
+1 voto
respondido 6 dias atrás por Sam
Quando alguém diz que as leis da lógica, como a lei da identidade ou do terceiro excluído, não se aplicam a Deus, essa pessoa está pressupondo essas leis. Ela inconscientemente as está aplicando a Deus. Por exemplo, quando você afirma que é verdadeiro que "a lógica não se aplica a Deus", você reivindica que o oposto disso (a lógica se aplica a Deus) é falso. Desta maneira, você pressupõe a lei da não contradição. Então é impossível fugir da conclusão de que Deus não pode fazer coisas contraditórias ou ilógicas.

A onipotência então seria mais corretamente definida como "o poder para fazer qualquer coisa logicamente possível". Essa definição é conhecida como "onipotência tomista", por causa de Tomás de Aquino. Penso que essa definição é até bíblica, porque a Bíblia diz, por exemplo, que Deus não pode mentir.

Não é dizer que a lógica está acima de Deus, mas apenas que ela faz parte da natureza dele. Deus não pode fazer coisas contrárias à sua natureza.

No entanto, há muitos teólogos que defendem a visão de que Deus pode fazer coisas ilógicas, conhecida como "onipotência luterana".
Image and video hosting by TinyPic
...