Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

No Brasil políticos são semi-deuses acima da lei?

+1 voto
perguntado 2 meses atrás em Sociedade e Política por Raphael2017
O acovardado STF concluiu agora pouco que o Congresso pode "rever" as decisões do supremo, logo fica claro que políticos no Brasil são semi-deuses, acima da lei, eles não pode ser investigados, julgados ou condenados pela 1° instância nem pela 2° instância pois tem foro-privilegiado e nem o STF tem o poder de fazer isso, ou seja só o próprio Congresso corrupto pode punir um corrupto do próprio Congresso, o STF não serve absolutamente pra nada, a impunidade nesse país reina e vai continuar reinando, e nós meros cidadãos não podemos fazer nada a respeito pq aqueles canalhas estão acima da lei e sempre irão usar as "leis" a seu favor quando lhe convém.

2 Respostas

+1 voto
respondido 2 meses atrás por Allan!
 
Melhor resposta
Eu acho que essa tradição pode vir desde os tempos do Império do Brasil, na época políticos eram pessoas de "sangue azul", talvez essa visão tenha se perpetuado até os dias atuais com os herdeiros do poder. Ou talvez não, pode ser que essa super proteção aos políticos venha dos traumas das ditaduras. Durante a Ditadura Militar parlamentar era cassado pelo simples fato de fazer oposição política, ou seja, um deputado que você tenha votado poderia a qualquer momento ser afastado, bastasse ele fazer um ativismo dentro do parlamento contra o governo, era um desprezo ao voto popular. A ditadura do Estado Novo de Vargas logo de cara quando se instalou tratou de fechar o Congresso, e usurpou-lhe os poderes. Em todas as épocas de ditadura o Congresso foi violentamente atacado e os ditadores o fizeram se ajoelhar perante o Executivo. O STF nunca foi fechado em toda a sua história, o parlamento é o principal garantidor da democracia.

  Para corrigir isso a Constituição de 1988 deu inúmeros privilégios aos políticos, o que inclui o foro privilegiado, a CF foi feita em tempos de pós-ditadura, por isso essa ânsia por proteger os tomadores de decisão eleitos. Só que nos dias de hoje isso não se justifica mais, é preciso acabar com todos esses privilégios, e que um novo parlamento faça esse trabalho.

  Se o STF tomasse outra decisão que desfavorecesse Aécio Neves, o Senado certamente descumpriria e o país cairia em uma crise institucional. Isto é para sentir o tamanho da petulância do Senado Federal.
0 votos
respondido 2 meses atrás por CapiNoelle
si.
Image and video hosting by TinyPic
...