Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Você prefere acompanhar política doméstica ou política internacional? Por quê?

+4 votos
perguntado 1 semana atrás em Sociedade e Política por Allan!
Se é que você gosta de política! A fronteira entre política doméstica e internacional é tênue, mas ela existe e são visíveis!

Política doméstica: São as relações de poder em um território COM uma autoridade soberana legítima e com o uso legal da força (que é o Estado!), as votações no Congresso, Lobby de empresas no parlamento, partidos políticos, comportamento eleitoral e pleitos eleitorais são todos realizados no âmbito da política doméstica.


Política Internacional: São as relações de poder SEM uma autoridade soberana dotada de força e legítima. Na política internacional não temos um "governo do mundo", as organizações como ONU não tem o grau de institucionalização de um Estado. As disputas territoriais, organismos internacionais, internacionalização de empresas e guerras são da política internacional. O objetivo do Estado neste âmbito é a sobrevivência!

  Os fenômenos migram entre essas duas políticas, o BREXIT por exemplo, enquanto ocorria o plebiscito ele era algo do debate público interno britânico, um assunto do parlamento, da política doméstica britânica! Quando o BREXIT ganha ele passa para a agenda da política internacional por envolver outros Estados, o fenômeno se internacionaliza!

4 Respostas

+1 voto
respondido 1 semana atrás por [ alves ]
 
Melhor resposta
Acompanho as 2. Mas é interessante quando o fenômeno migra para a esfera internacional. O processo parece que ganha mais robustez.
+1 voto
respondido 1 semana atrás por Revortado
Eu sinceramente não me interesso pela Política .....

Só fico atento na Política pelas Coisas que me afetam diretamente ....
Principalmente no que diz respeito ao Meu Dinheiro e Investimentos .....

Tendeu ?



Gosto de História ...., de Geografia ...., de Cultura ....
E Política é Tudo isto Juntos ....
Gosto de Política, mas como Curiosidade, nas Coisas Bizarras que promovem .....

Tendeu ?
+1 voto
respondido 1 semana atrás por Peregrino
Eu tenho acompanhado os dois mas de forma discreta.
Às vezes a gente têm tanto assunto para pesquisar ou ler que acaba deixando algumas coisas de lado.

Faz tempo que eu fico mergulhado em livros técnicos e sequer li uma grande obra da literatura.

A verdade é que ou a gente se dedica a um assunto e o conhece de forma profunda, ou acaba conhecendo alguns recortes de um todo.

Abraço.
+1 voto
respondido 1 semana atrás por Raphael2017
Políticas internacionais pois a política nacional no Brasil é deprimente de ver, quando abrimos os jornais vemos as mesmas notícias de sempre, "mais um político é investigado ou denunciado por corrupção" "político vai preso e pede recurso ao Supremo" "Supremo pede vista" "ministro do STF solta político preso" "Congresso arquiva denúncia contra político" "STF arquiva denúncia contra acusado de corrupção" etc... Da raiva de acompanhar a nossa podre política.
Image and video hosting by TinyPic
...