Publicidade: ᅠᅠᅠᅠᅠᅠ

Qual foi o presidente americano mais agressivo? Obama, Bush filho ou Trump?

+4 votos
perguntado 4 meses atrás em Sociedade e Política por Allan!
Analisar a política externa americana demanda neutralidade, porque ao comentar os Eua no plano internacional, isso suscita repulso em alguns e atração em outros....... Os Republicanos têm um viés mais intervencionista! Vou esclarecer isso ao comentar os três últimos líderes americanos........
 
George W.Bush:

  O Bush nas teorias internacionais certamente seguiu o realismo, cujas premissas são claras, o Estado deve buscar a sua segurança e para isso ele se arma e ataca, ou seja, o realismo do Bush tem o seu viés no confronto. O que explica o uso do termo "Eixo do mal" para se referir ao Iraque, Irã e Coréia do Norte, them!. Iniciou a justa guerra ao terror, mas foi um desastre na invasão ao Iraque! A guerra foi vencida mas sem a paz, lost!

Obama:

  Eu vejo muito traços da teoria internacional do liberalismo na política externa de Obama, cujas premissas não são coesas e claras como do realismo! (Alguns liberais argumentam que diminuiu a frequência de guerra pelo avanço da democracia, outros pelo liberalismo comercial, outros acham que são pelas organizações supra-nacionais, e por fim outros acham que é pelo papel dos direitos humanos de colocar um limite para a atuação de atores estatais).
  O Obama teve uma política externa marcada pela reaproximação de antigos inimigos como Cuba e Irã, porém com Hillary como secretary of the state se deu a intervenção na Líbia, cujo resultados foram a criação de um estado fracassado que não tem sequer total controle sobre seu território reconhecido internacionalmente. Obama teve sucesso ao eliminar Osama Bin Laden um inimigo do país, mas fracassou na Síria.

Donald Trump:

  Eu não sei se o Trump já estudou sobre teorias internacionais, mas posso dizer que ele radicalizou o viés realista na política externa, o seu comportamento é naturalmente belicista, escalou a tensão com seus inimigos e mostrou para o mundo que ele é capaz de empreender ações militares, apesar de não ter em seu currículo um "Iraque" ou uma "Líbia"........

  Volto a frisar, debater intervencionismo americano demanda neutralidade, se você olhar pela ótica russa, você irá me dizer que o intervencionismo americano é nefasto, porém se olhar pela ótica colombiana, irá me dizer que é algo essencial (visto que a Colômbia contou com uma farta ajuda estadunidense com o "plano Colômbia" contra os terroristas das Farc).

3 Respostas

+1 voto
respondido 3 meses atrás por Raphael2017
 
Melhor resposta
Acho que Bush filho por enquanto, a guerra contra ''o terror'' foi um fracasso e até um desastre, algo interessante sobre ele é que ele antes dos atentados 11 de setembro tinha negócios com a família real saudita que por sua vez também tinha negócio com a família Bin Laden.
+1 voto
respondido 4 meses atrás por Crawling.
Mais assassino Bush filho, matou mais de 100 mil iraquianos, sem falar que armou o ISIS. E o Trump só sabe latir e não faz nada. Ele fica mais no Twitter do que governando o país.
+1 voto
respondido 4 meses atrás por Revortado
Morre Harry Truman, o Presidente que autorizou a Bomba Atômica .......

Tendeu ?
Image and video hosting by TinyPic
...